Engenharia Genetica

sábado, março 04, 2006

Genes determinam posição das vértebras


Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) provaram que a posição das costelas e vértebras depende da actividade de alguns genes durante a formação do embrião. As vértebras cervicais, torácicas, lombares e sacrais têm uma determinada ordem no esqueleto e o que a determina são os genes Hox10, Hox11 e Gbx2, segundo um estudo feito por uma equipa de cientistas coordenada por Moises Mallo, do IGC.

A investigação permitiu também verificar que estes genes são responsáveis pela formação das costelas associadas às vértebras torácicas, bem como pelo seu número no embrião.As experiências, em que participou Marta Carapuço, aluna de doutoramento do grupo de Moises Mallo, permitiram detectar onde e quando actuam os genes com tal especialização.

Os investigadores, que procederam à manipulação genética em ratinhos, verificaram, por exemplo, que se manipulado o gene Gbx2, os embriões desenvolviam um par extra de costelas, ligadas a uma vértebra lombar, que se transformou em torácica.O trabalho é um contributo para
a compreensão de doenças humanas traduzidas em mal formações em torno da coluna vertebral.

http://jn.sapo.pt